domingo, 22 de maio de 2016

A utilização de plantas e ervas em tratamentos de saúde

    A fitoterapia é uma ciência que se ocupa do tratamento das doenças através de plantas medicinais. O tratamento com ervas é muito utilizado em todo mundo, com destaque para os países subdesenvolvidos. São inúmeros os medicamentos fitoterápicos e sua produção está cada vez maior, ocupando importante espaço comercial. Em geral são tratados como produtos dietéticos, fugindo ao controle rigoroso dos serviços de vigilância. São vendidos com a imagem de produtos inofensivos à saúde.

     Um bom exemplo deste tipo de planta é a “Alcachofra
  Que contém muito ferro e cálcio, repondo sais minerais no organismo. Contém características antioxidantes para o fígado.
·         Indicações: Afecções hepatobiliares, arteriosclerose, diabetes, afecções urinárias, hipertensão, obesidade, reumatismo.
·         Propriedades: Colagoga, depurativa, digestiva, diurética, colerética, anti-reumática, hipoglicemiante, antiuréica, anticolesterolgênica.
·         Partes usadas: Folhas, brácteas e raízes.
  Atualmente, grande parte da comercialização de plantas medicinais é feita em farmácias e lojas de produtos naturais, onde preparações vegetais são comercializadas com rotulação industrializada. Em geral, essas preparações não possuem certificado de qualidade e são produzidas a partir de plantas cultivadas, o que descaracteriza a medicina tradicional que utiliza, quase sempre, plantas da flora nativa desenvolvimento
   No Brasil, os indígenas foram os principais responsáveis por desvendar as propriedades de nossa flora. Hoje em dia, pesquisas científicas confirmam o que a população indígena sabe há muito tempo: uma vasta gama de ervas possui substâncias que podem sim atuar no combate e prevenção de diversos problemas de saúde.
       Para se ter uma ideia, cerca de três quartos de todas as drogas medicinais de origem vegetal hoje conhecidas provêm de fórmulas primeiramente descobertas pelos índios. A babosa, o guaco e a carqueja são algumas das plantas mais utilizadas. Descubra algumas das plantas medicinais indígenas que curam.
    *. Quais as vantagens de utilizar plantas medicinais?
 É uma alternativa barata e de fácil obtenção, porque as plantas podem ser encontradas até mesmo nas vizinhanças de casas. Além disso, muitas plantas já tiveram sua eficácia comprovada pelos cientistas.
    *. Utilizar apenas plantas medicinais resolve qualquer problema de saúde?
    Dependendo da doença é necessário acompanhamento médico, pois a doença pode ser mais grave do que se pensa e o estado do doente pode se agravar. Evite usar plantas medicinais no tratamento de doenças graves, só o faça se o seu médico tiver conhecimento, ou seu terapeuta tiver conhecimento. 












 Referências
   http://www.saudemelhor.com/principais-plantas-medicinais-brasileiras/
   http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/9675/utilizacao-de-ervas-medicinais
   http://espacovivamais.com.br/mais-saude/como-usar-plantas-medicinais-seu-favor.html     http://www.google.com.br/search?q=ervas+medicinais&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjUr5nHueTMAhUEg5AKHcUODZ4Q_AUIBygB&biw=1517&bih=692&dpr=0.9#imgrc=EDSMpw9Uv-YtIM%3A
   http://www.criasaude.com.br/N222/todas-as-plantas-medicinais.html
   http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais




 Alunos: Rodrigo Fillipe, Gabriel Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário